Perguntas Frequentes

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS

Recuperamos dados perdidos desde a “simples” PEN USB até ao sistema empresarial crítico. Os sistemas mais comuns são os discos rígidos de desktops, portáteis e externos. Nos últimos trimestres temos tido um crescimento de pedidos de recuperação de dados em smartphones, tablets e cartões de memórias MicroSD.

O sucesso da recuperação de dados depende de vários fatores: avaria, tipo de dispositivo, marca, forma como os dados foram perdidos, etc. A DRC tem feito um grande esforço para alcançar e manter uma taxa de sucesso de referência mundial, dotando-se dos mais avançados meios técnicos, laboratoriais e humanos.

Na indústria da recuperação de dados não há uma norma para calcular a taxa de sucesso. A DRC publica a taxa de sucesso dos orçamentos que são efetivamente adjudicados pelos seus clientes. (Sendo assim, os discos que conseguimos recuperar, mas que o cliente não adjudica não são considerados nas estatísticas.)

Taxa de sucesso do ano de 2016:

SERVIDORES: 91,67%

HDD (computadores, portáteis e externos): 83,76%

PEN USB: 78,57%

Recuperamos dados dos seguintes sistemas de ficheiros: FAT16/32, NTFS, ReFS, ExFAT, HFS, HFS+, EXT2,3,4, XFS, BTRFS, UFS, VMFS, Novell NWFS e NSS.

DRC está dotada dos meios laboratoriais e humanos mais avançados e disponíveis no mercado. O nosso laboratório está localizado no Polo Tecnológico de Lisboa e está preparado para recuperar os dados de qualquer dispositivo ou sistema complexo de armazenamento de dados. Em situações muito específicas, por exemplo em dispositivos muito recentes ou menos comuns, podemos recorrer a título excecional a parcerias externas.

DRC possui um laboratório localizado em Portugal. Neste laboratório destacam-se dois espaços de trabalho que obedecem à norma, Class 5 Clean Environment (anteriormente conhecido como Classe 100). Neste espaço, as superfícies magnéticas dos discos podem ser expostas sem risco de contaminação.

Nas situações mais comuns de perdas de dados em disco rígidos, podemos identificar quatro níveis de dificuldade: nível lógico, nível eletrónico, nível mecânico e também podemos incluir os ataques de vírus. A DRC detém os meios laboratoriais necessários para resolver estes problemas.

Infelizmente esta é uma situação que tem crescido nos últimos anos e com taxas de sucesso de recuperação muito baixas. Ainda assim, e por força do número de casos que têm surgido temos conseguido obter alguns resultados incluindo ataques de vírus do tipo ransomware.

MÉTODO DE TRABALHO

DRC IberoCoreData recupera dados de clientes localizados em qualquer parte de Portugal Continental, Ilhas e estrangeiro. O primeiro passo é sempre preencher o formulário de pedido de diagnóstico gratuito aqui.

O diagnóstico é o momento mais importante em todo o processo de recuperação de dados e deve ser efetuado com especial cuidado por forma a maximizar a recuperação de dados. O nosso objetivo é efetuar o diagnóstico em meio dia útil. Temos situações especialmente complexas em que o diagnóstico pode demorar mais tempo, mas raramente ultrapassa os dois dias úteis. Nos sistemas complexos críticos o diagnóstico pode demorar mais tempo.

O diagnóstico é o momento mais importante em todo o processo de recuperação de dados e deve ser efetuado com especial cuidado por forma a maximizar a recuperação de dados. O nosso objetivo é efetuar o diagnóstico em meio dia útil. Temos situações especialmente complexas em que o diagnóstico pode demorar mais tempo, mas raramente ultrapassa os dois dias úteis. Nos sistemas complexos críticos o diagnóstico pode demorar mais tempo. Nas PENs e cartões MicroSD o diagnóstico pode também ser mais demorado.

Taxa de sucesso do ano de 2016:

SERVIDORES: 91,67%

HDD (computadores, portáteis e externos): 83,76%

PEN USB: 78,57%

O preço de uma recuperação de dados é apresentado depois de efetuado o diagnóstico gratuito do dispositivo. A maioria dos casos de recuperação de dados em discos rígidos tem um preço numa gama que varia entre 250.00 Euros e 650.00 euros + IVA. Estes valores terão de ser reconfirmados após diagnóstico.

O tempo de recuperação depende, principalmente, da avaria do dispositivo. O objetivo da DRC é recuperar os dados num período inferior a 2 semanas. Há situações em que é possível recuperar os seus dados em poucas horas e noutras situações em que este período se pode estender por várias semanas.

O pagamento é efetuado apenas em caso de sucesso na recuperação de dados. Considera-se que uma recuperação foi bem-sucedida se forem recuperados mais do que 80% dos ficheiros descritos pelo cliente. Sempre que possível, o cliente deve indicar quais são as suas condições de satisfação por forma a garantir que o pagamento só é devido se forem recuperados os dados que realmente pretende.

Se forem recuperados menos do que 80% considera-se que não tivemos sucesso. Neste caso, o cliente pode desvincular-se do orçamento e não efetuar o pagamento. Caso o cliente deseje, a DRC poderá reformular o orçamento, reduzindo o preço, por forma a permitir que o cliente possa obter os dados recuperados.

RECUPERAÇÃO DE DADOS

Um disco rígido pode ser formatado de três formas distintas: formatação rápida, formatação normal e low level. Na formatação rápida apenas é inicializada a informação da estrutura de ficheiros mantendo inalterado o conteúdo do disco. Neste caso é possível efetuar a recuperação dos dados. Na formatação rápida toda a área do disco é examinada e os setores danificados são mapeados. É uma formatação mais demorada, mas o conteúdo da área dos dados mantém-se inalterado permitindo a recuperação dos dados. Na formatação de low level todo o conteúdo do disco é inicializado inviabilizando a recuperação dos dados.

Os ficheiros eliminados permanecem no disco até que o espaço por eles ocupado seja ocupado por novos ficheiros ou por operações de manutenção do sistema operativo. Por esta razão, não deve utilizar o computador após eliminar ficheiros. Esta resposta aplica-se igualmente a todos os dispositivos de armazenamento de dados: máquinas fotográficas, telemóveis, PENs, tablets, discos, etc.

Logo após ser detetada a avaria no seu dispositivo de armazenamento de dados deve contatar a DRC para obter um diagnóstico gratuito. A probabilidade de recuperar os seus dados diminui rapidamente se continuar a utilizar o disco após perder os dados ou detetar uma avaria. Se apagar um conjunto importante de ficheiros e imediatamente desligar o computador poderá obter uma taxa de recuperação próxima dos 100%. A avaliação dos resultados obtidos só pode ser efetuada após a conclusão do Processo de Recuperação de Dados. Neste momento é enviado um relatório ao cliente com os resultados obtidos.

Logo após ser detetada a avaria no seu dispositivo de armazenamento de dados deve contatar a DRC para obter um diagnóstico gratuito. A probabilidade de recuperar os seus dados diminui rapidamente se continuar a utilizar o disco após perder os dados ou detetar uma avaria. Se apagar um conjunto importante de ficheiros e imediatamente desligar o computador poderá obter uma taxa de recuperação próxima dos 100%. A avaliação dos resultados obtidos só pode ser efetuada após a conclusão do Processo de Recuperação de Dados. Neste momento é enviado um relatório ao cliente com os resultados obtidos.

Depende da avaria. Na maioria dos casos recuperados, conseguimos manter o nome dos ficheiros e a estrutura de pastas originais. Em determinadas situações, menos comuns, os ficheiros recuperados são renomeados apresentando um nome sequencial. Sempre que temos dúvidas que a totalidade dos ficheiros não foi recuperada, utilizámos duas técnicas de recuperação em que conseguimos obter a estrutura original e ainda um conjunto de ficheiros adicional com alteração dos nomes originais.

O “clicking noise” aponta para uma falha mecânica do disco normalmente provocado por uma queda. Esta é uma das situações mais complexas e que geralmente obriga a uma intervenção em ambiente controlado com o objetivo de permitir a recuperação dos dados para outro disco novo.

DRC apesenta um serviço de eliminação segura de dados que obedece a normas de segurança internacional.