A Liga Portugal foi certificada pela APCER na norma ISO/IEC 27001, referente à Gestão da Segurança da Informação. Esta norma aplica-se a toda a informação interna da Liga Portugal e externa proveniente das partes interessadas, utilizada para a atividade de organização de competições de futebol profissional, nas suas instalações no Porto e em Lisboa.
A DRC – Data Risk and Consulting, Lda foi a entidade escolhida para apoio neste processo de certificação.
Vários consultores da DRC estiveram envolvidos neste processo, e em tempo record, foi possível delinear toda uma estrutura e organização de processos, de forma a garantir a Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade da Informação, dentro da LPFP, bem como com todas as partes interessadas e envolvidas.
Segundo Pedro Proença, Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Português: «Este é um sentido de responsabilidade, a partir de hoje, a Liga Portugal passará a ter de cumprir um conjunto de pressupostos que até à presente data não tinha de cumprir. É um sinal de orgulho para a Liga Portugal, para todos os seus profissionais que se dedicaram e, em tempo recorde, conseguiram fazer desta Certificação uma bandeira do seu comportamento»,
Para José Leitão, CEO da APCER, «é importante a Liga Portugal estar enquadrada com a União Europeia no que toca ao Regulamento Geral de Proteção de Dados para a qual a norma ISO/IEC 27001 é uma ferramenta extraordinariamente útil para assegurar o seu cumprimento».
É com enorme orgulho que David Marques, Responsável de Segurança da DRC se expressa: “Este foi um projeto altamente desafiador, numa realidade tão dinâmica como é o caso da Liga Portugal, onde os padrões de exigência são dos mais elevados ao nível de segurança da informação. No entanto, destacou-se o profissionalismo, rigor, dedicação e espírito de sacrifício de todos os envolvidos, do lado da DRC, da Liga Portugal e da equipa auditora da Apcer. Inicia-se desta forma um novo ciclo de vida para a gestão de segurança da informação na Liga Portugal, e o término com sucesso de um projeto ao mais alto nível para a DRC, com uma aprendizagem extraordinária de uma área tão importante como é a gestão do futebol em Portugal.”
https://ligaportugal.pt/pt/epocas/20182019/noticias/geral/liga-portugal-certificada-em-gestao-da-seguranca-da-informacao/#